Bem-vindo ao LIEEB

Banco de Dados: Livros da Educação Especial no Brasil

A ideia de organizar um banco de dados sobre a produção em livro da Educação Especial surgiu a partir do projeto “O ESTADO DA ARTE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL”, coordenado pelo Prof. Dr. José Geraldo Silveira Bueno (http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782779T5 ), com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

O projeto, iniciado em 2015, prevê dispor, além dos dados catalográficos dos livros, o acesso à distância do conteúdo das obras. Para tanto, foram efetivadas fotografias contendo capa, folha de rosto e sumário (na falta deste último, apresentação ou prefácio) com o objetivo de disponibilizar aos pesquisadores da área da Educação e Educação Especial informações somente disponíveis nas obras impressas.

Outro objetivo a ser contemplado pelo banco de dados é possibilitar novos balanços tendenciais sobre a produção científica, que tem se disseminado progressivamente nos últimos vinte anos o que parece expressar amadurecimento que a área vem adquirindo, na medida em que procura discutir sua própria produção tomando-a como objeto de análise e crítica.

O projeto abarca, inicialmente, além do acervo das bibliotecas universitárias da USP e PUC/SP, as bibliotecas da UNIFESP, PUC/PR, UFSC e UEL buscando gradativamente ampliar o acervo para as principais bibliotecas universitárias do País, bem como de atualizar regularmente o acervo já produzido.

 

São Paulo, junho de 2017.
José Geraldo Silveira Bueno e Carla Cazelato Ferrari